Fusões

Inscrições e Registros Adicionais da Fusão

Neste artigo, falaremos sobre as inscrições e os registros adicionais da fusão e das sociedades envolvidas perante os demais órgãos públicos.

Para mais informações a respeito da fusão empresarial ou fusão societária, ver nosso artigo – Fusão de Sociedades no Brasil.

Para saber mais sobre os passos necessários para a realização de uma fusão no Brasil, ver nosso artigo – Fusão de Sociedades Passo a Passo.

Última atualização: maio de 2024

Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma fusão, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

registros adicionais da fusão

Se você for administrador(a), empresário(a) ou sócio(a) e tiver interesse na realização de uma fusão empresarial, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.

Para que uma fusão empresarial possa produzir plenos efeitos, serão necessários registros, inscrições e arquivamentos perante diversos órgãos públicos.

Primeiramente, e mais importante, deverá ser feito o arquivamento dos documentos da fusão nas Juntas Comerciais dos locais onde estão sediadas as sociedades envolvidas, conforme visto no artigo anterior. Dessa forma, será dada baixa no registro das sociedades fundidas, e será inscrita a nova sociedade, resultante da fusão, que as sucederá em todos os bens, direitos e obrigações.

Também será necessário comunicar a todos os demais órgãos públicos junto aos quais as sociedades fundidas estejam inscritas, promovendo a baixa do respectivo registro e, se for o caso, a inscrição da nova sociedade como sucessora.

Entre esses órgãos públicos estão a Receita Federal (CNPJ), os órgãos fazendários estaduais e/ou municipais, os cartórios de registro de imóveis, e muitos outros, conforme o caso.

Quais são esses órgãos públicos, como e quando os registros adicionais da fusão deverão ser promovidos? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.

BENS IMÓVEIS

(conteúdo restrito)

BENS MÓVEIS

(conteúdo restrito)

BAIXA E REGISTRO JUNTO À RECEITA FEDERAL

(conteúdo restrito)

BAIXA E REGISTRO JUNTO AOS ÓRGÃOS FAZENDÁRIOS ESTADUAIS

(conteúdo restrito)

BAIXA E REGISTRO JUNTO AOS ÓRGÃOS FAZENDÁRIOS MUNICIPAIS

(conteúdo restrito)

OUTROS REGISTROS

(conteúdo restrito)

ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.

QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UM PROCESSO DE FUSÃO E NECESSITAR SABER MAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES E OS REGISTROS ADICIONAIS DA FUSÃO, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.

SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E A SENHA DE ACESSO.

OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.

Compartilhe nosso artigo: