Cisões

Pós-Cisão e Reorganização

Neste post, falaremos sobre a última etapa do processo de cisão de empresas: a fase pós-cisão, que compreende a reorganização das empresas envolvidas, sendo essencial para que a operação tenha sucesso.

Para mais informações a respeito da cisão empresarial ou cisão societária, ver nosso post – Cisão de Sociedades no Brasil.

Para saber mais sobre os passos necessários para a realização de uma cisão no Brasil, ver nosso post – Cisão de Sociedades Passo a Passo.

Última atualização: março de 2024

Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma cisão, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

pós-cisão

Se você for administrador(a), empresário(a) ou sócio(a) e tiver interesse na realização de uma cisão empresarial, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.

Após passar por todas as fases do complexo processo de cisão, a operação estará consumada. Com isso, a sociedade cindida será extinta ou terá seu patrimônio reduzido, enquanto as sociedades receptoras serão criadas ou terão seu patrimônio aumentado, assumindo os sócios e parte dos bens da cindida, e sucedendo-a nos direitos e obrigações correspondentes.

A elaboração dos documentos necessários e a realização dos registros exigidos possibilitam a consumação da cisão sob a ótica jurídica. Porém, a cisão é uma operação tanto jurídica quanto econômica, pois produz efeitos relevantes nessas duas esferas.

A fase pós-cisão tem como maior objetivo possibilitar a consumação da operação sob a ótica econômica, através do processo de reorganização dos fatores de produção e dos estabelecimentos das empresas envolvidas, a fim de que os objetivos da cisão sejam alcançados da melhor forma possível.

O correto planejamento e execução desse processo será o fator determinante para o sucesso ou o fracasso da cisão.

Quais os procedimentos necessários na fase pós-cisão, e como, quando e onde devem ocorrer? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste post.

REORGANIZAÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO

(conteúdo restrito)

REESTRUTURAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS EMPRESARIAIS

(conteúdo restrito)

OPERAÇÃO CONJUNTA OU SEPARADA

(conteúdo restrito)

CONCLUSÃO

(conteúdo restrito)

ESTE É UM POST DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.

QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UM PROCESSO DE CISÃO E NECESSITAR SABER MAIS SOBRE A FASE PÓS-CISÃO, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO POST, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.

SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E A SENHA DE ACESSO.

OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.

Compartilhe nosso artigo: