Passo a Passo: Incorporação de Empresas

Categorias Incorporações, Passo a Passo

Como é o processo de incorporação de empresas? Quais os passos necessários para sua implementação? Apresentamos aqui um e-book abordando o passo a passo para a realização de uma incorporação de empresas no Brasil, desde o planejamento estratégico até o pós-operação.

A incorporação é a operação societária pela qual uma ou mais sociedades (incorporadas) são absorvidas por outra (incorporadora). A incorporadora aumenta seu capital, e este aumento é subscrito e integralizado pelas incorporadas, com a totalidade de seus patrimônios, em nome de seus sócios. As incorporadas são extintas e a incorporadora (sociedade sobrevivente) permanece, com seus antigos sócios e os sócios das incorporadas, e com seu patrimônio original e todo o patrimônio das incorporadas, sendo a sucessora destas em todos os direitos e obrigações.

Tecnicamente, a expressão mais correta é “incorporação de sociedades”, pois são duas ou mais pessoas jurídicas (sociedades empresárias) que se unem. Porém, como a incorporação determina a união não somente das pessoas jurídicas, mas também de seus sócios e patrimônios respectivos, e consequentemente de seus administradores, funcionários, instalações e operações, compreendendo as empresas como um todo, também pode-se falar em “incorporação de empresas”, que é o termo mais comumente utilizado.

Para saber mais detalhes a respeito da incorporação de empresas ou de sociedades empresárias, ver nosso post – Incorporação de Sociedades no Brasil.

 

Uma incorporação de empresas é uma operação muito complexa e detalhada. Quanto maior for o número de sociedades envolvidas, e quanto maior for o porte destas empresas, mas difícil e demorada será a concretização da operação.

Com o objetivo de orientar os empreendedores a respeito dos passos necessários para a implementação de uma incorporação, elaboramos este manual. Nosso e-book contém o passo a passo para a realização de uma incorporação de empresas no Brasil, exposto de forma simples e didática. Com a leitura deste e-book, o leitor poderá identificar e compreender as etapas deste complexo processo, com foco nas mais importantes, que serão descritas em mais detalhes.

Os passos abordados são os seguintes:

incorporação de empresas passo a passo

Estes passos foram divididos para efeitos didáticos, e a sequência aqui contida corresponde apenas a uma regra geral. Sendo assim, em algumas situações é possível realizar dois ou mais destes passos simultaneamente, ou até mesmo inverter sua ordem. Além disto, alguns destes passos podem ser subdivididos em mais de uma fase ou etapa. Em alguns casos, podem ser necessários outros passos além dos que são aqui descritos, e em outros casos nem todos estes passos serão necessários.

 

ESTE E-BOOK É DESTINADO A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS. QUEM AINDA NÃO FOR, MAS TIVER O INTERESSE EM PASSAR POR UMA INCORPORAÇÃO E NECESSITAR DE NOSSA ASSESSORIA, BASTA PREENCHER O FORMULÁRIO ABAIXO, E ENTRAREMOS EM CONTATO COM MAIS INFORMAÇÕES.

 

Compartilhe nosso post:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email