FusõesPasso a Passo

Passo a Passo: Fusão de Empresas

Como é o processo de fusão de empresas? Quais os passos necessários para sua implementação? Apresentamos aqui um e-book abordando o passo a passo para a realização de uma fusão de empresas no Brasil, desde o planejamento estratégico até o pós-operação.

Última atualização: fevereiro de 2024

fusão é a operação societária através da qual duas ou mais sociedades se unem com o objetivo de formar uma nova sociedade. Os sócios das sociedades que se unirem (fundidas ou fusionadas) subscreverão o capital da nova sociedade (resultante ou sucessora) com a totalidade do patrimônio anteriormente pertencente a elas, e estas sociedades serão extintas, sem passar pelo processo de dissolução e liquidação. A sociedade resultante será formada pelos sócios das sociedades extintas, e receberá todo o patrimônio destas, sendo sua sucessora em todos os direitos e obrigações.

Tecnicamente, a expressão mais correta é “fusão de sociedades”, pois são duas ou mais pessoas jurídicas (sociedades empresárias) que se fundem. Porém, como a fusão determina a união não somente das pessoas jurídicas, mas também de seus sócios e patrimônios respectivos, e consequentemente de seus administradores, funcionários, instalações e operações, compreendendo as empresas como um todo, também pode-se falar em “fusão de empresas”, que é o termo mais comumente utilizado.

Para saber mais detalhes a respeito da fusão de empresas ou de sociedades empresárias, ver nosso post – Fusão de Sociedades no Brasil.

Uma fusão de empresas é uma operação muito complexa e detalhada. Quanto maior for o número de sociedades envolvidas, e quanto maior for o porte destas empresas, mais difícil e demorada será a concretização da operação.

Com o objetivo de orientar os empreendedores a respeito dos passos necessários para a implementação de uma fusão, elaboramos este manual. Nosso e-book contém o passo a passo para a realização de uma fusão de empresas no Brasil, exposto de forma simples e didática. Com a leitura deste e-book, o leitor poderá identificar e compreender as etapas deste complexo processo, com foco nas mais importantes, que serão descritas em mais detalhes.

Os passos abordados são os seguintes:

fusão de empresas passo a passo

Estes passos foram divididos para efeitos didáticos, e a sequência aqui contida corresponde apenas a uma regra geral. Sendo assim, em algumas situações é possível realizar dois ou mais destes passos simultaneamente, ou até mesmo inverter sua ordem. Além disto, alguns destes passos podem ser subdivididos em mais de uma fase ou etapa. Em alguns casos, podem ser necessários outros passos além dos que são aqui descritos, e em outros casos nem todos estes passos serão necessários.

ESTE E-BOOK É DESTINADO A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.

QUEM AINDA NÃO FOR CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER O INTERESSE EM PASSAR POR UMA FUSÃO E NECESSITAR DE NOSSA ASSESSORIA, BASTA PREENCHER O FORMULÁRIO ABAIXO, E ENTRAREMOS EM CONTATO COM MAIS INFORMAÇÕES.

OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Compartilhe nosso artigo: