Dissolução e LiquidaçãoSociedades Anônimas

Dissolução na Sociedade Anônima

Neste post, falaremos sobre a ocorrência da dissolução na sociedade anônima, abordando suas principais causas e consequências, sendo este o primeiro passo para a liquidação e a posterior extinção da sociedade.

Para mais informações a respeito das sociedades anônimas no Brasil e suas características, veja nosso post – Sociedades Anônimas no Brasil

Para saber mais sobre as principais etapas do processo de liquidação das sociedades anônimas, ver nosso post – Liquidação da Sociedade Anônima

Última atualização: março de 2024

Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma sociedade anônima, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

dissolução na sociedade anônima

Se você for administrador(a), empresário(a) ou sócio(a) e tiver interesse na dissolução, liquidação ou extinção de uma sociedade anônima, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.

Existem várias causas de dissolução de uma sociedade anônima previstas em lei. Além disso, nada impede que o estatuto social também preveja uma ou mais causas de dissolução, de acordo com as necessidades e os objetivos dos sócios.

A dissolução da sociedade anônima pode ocorrer automaticamente, ou pode ser determinada pelos sócios, por um juiz ou por uma autoridade administrativa, de acordo com a lei.

Assim que for verificada a ocorrência de pelo menos uma causa de dissolução, conforme previsto em lei ou no estatuto social, a sociedade será dissolvida. Nesse caso, os sócios, o juiz ou a autoridade administrativa, conforme o caso, providenciarão a liquidação da sociedade, a fim de que seus ativos sejam realizados, seus passivos sejam saldados e o restante seja distribuído entre os sócios, resultando na extinção da sociedade.

Quais são as causas de dissolução da sociedade anônima? Como e quando elas poderão ocorrer?

A resposta a essas perguntas pode ser vista em nosso post específico sobre o assunto. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Nos processos de dissolução, liquidação e extinção será necessária a elaboração de diversos documentos. Cada um deles possui uma grande variedade de modelos e opções de cláusulas, com muitas possibilidades de previsão e regramento dos mais diversos assuntos. Para saber mais sobre os documentos necessários e suas opções e possibilidades, basta nos comunicar pelo formulário abaixo.

Tem algum comentário, dúvida ou observação?

Necessita de orientação específica ou de mais informações sobre o assunto?

Há o interesse em passar pelo processo de dissolução, liquidação ou extinção da sociedade anônima?

Em qualquer caso, entre em contato conosco, através do formulário abaixo! 

Ao preencher este formulário, você nos autoriza a entrar em contato através do E-Mail ou WhatsApp fornecido.

Nós nunca enviaremos nenhum tipo de publicidade em massa ou spam.

Todos os seus dados serão mantidos sob sigilo profissional, e não serão publicados nem compartilhados com terceiros.

Para mais informações, acesse nossa política de privacidade, através do link no rodapé da página.

Compartilhe nosso artigo: