Fusões

Avaliação e Auditoria na Fusão

Neste artigo, falaremos sobre a fase de avaliação patrimonial e auditoria na fusão de empresas, um passo essencial em todo processo de fusão. 

Para mais informações a respeito da fusão empresarial ou fusão societária, ver nosso artigo – Fusão de Sociedades no Brasil.

Para saber mais sobre os passos necessários para a realização de uma fusão no Brasil, ver nosso artigo – Fusão de Sociedades Passo a Passo.

Última atualização: maio de 2024

Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma fusão, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

avaliação e auditoria na fusão

Se você for administrador(a), empresário(a) ou sócio(a) e tiver interesse na realização de uma fusão empresarial, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.

Em todo processo de fusão empresarial, um passo de grande importância é a realização de auditorias (também chamadas de due diligence) nas empresas envolvidas, para que todos os seus bens, direitos, deveres e riscos sejam conhecidos de antemão, proporcionando maior segurança a todas as partes, e permitindo que a fusão ocorra de forma regular e alcance seus objetivos. Existem diversos tipos de due diligence na fusão, nas mais variadas áreas, e embora não seja obrigatório por lei, tal procedimento é sempre recomendável, em maior ou menor extensão.

Mas a lei exige expressamente a avaliação patrimonial das sociedades a serem fundidas (valuation), que deve ser feita por peritos, e formalizada através de um laudo. O valor desses patrimônios será fundamental para a determinação do patrimônio da nova sociedade, a ser criada em decorrência da fusão, e para se calcular a proporção de participação dos sócios e as relações de troca de suas ações ou quotas.

Quais os tipos de auditorias, quais os critérios de avaliação dos patrimônios, e como ocorrem os procedimentos de avaliação patrimonial e auditoria na fusão de empresas? A resposta a essa pergunta é o objetivo deste artigo.

DUE DILIGENCE

(conteúdo restrito)

VALUATION

(conteúdo restrito)

ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.

QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UM PROCESSO DE FUSÃO E NECESSITAR SABER MAIS SOBRE A AVALIAÇÃO PATRIMONIAL E A AUDITORIA NA FUSÃO DE EMPRESAS, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.

SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E A SENHA DE ACESSO.

OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.

Compartilhe nosso artigo: