Neste artigo, falaremos a respeito de um passo que poderá ser necessário em um processo de aquisição e alienação de estabelecimento: a obtenção de autorizações da transferência do estabelecimento perante sócios, credores e/ou órgãos públicos.
Para saber mais sobre o estabelecimento, ver nosso artigo – Estabelecimento Empresarial.
Para mais informações a respeito dos passos necessários para a realização de uma compra e venda de ativos ou bens empresariais, visando à transferência de estabelecimento, ver nosso artigo – Transferência de Estabelecimento Passo a Passo.
Última atualização: maio de 2024
Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma aquisição ou alienação de ativos empresariais, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.
Se você for administrador(a), empresário(a) ou investidor(a) e tiver interesse na realização de uma compra e venda de bens empresariais, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.
A maioria das aquisições e alienações de ativos e bens empresariais não necessita de aprovação prévia ou posterior de terceiros.
Contudo, há casos em que a lei ou o ato constitutivo (contrato social ou estatuto) de alguma sociedade envolvida na operação exige que tal negócio seja aprovado pelos seus respectivos sócios. A lei também prevê casos em que a transferência do estabelecimento deverá ser aprovada pelos credores do vendedor.
Além disso, a lei pode estabelecer que a transferência do estabelecimento seja submetida à análise de algum ente público, como as agências reguladoras, ou o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), nos casos lá expressamente previstos.
A maioria dessas análises e aprovações deve ser prévia, isto é, anterior à consumação da transferência do estabelecimento, como condição de sua validade e/ou eficácia. Mas também há casos em que tal aprovação deverá ou poderá ser posterior à efetivação da transferência, dentro de determinado prazo máximo.
Quais são os casos em que as autorizações prévias da transferência de estabelecimento por terceiros serão necessárias? E as aprovações posteriores? Quando, onde e como isso ocorrerá? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.
PODER PÚBLICO
(conteúdo restrito)
CREDORES
(conteúdo restrito)
SÓCIOS
(conteúdo restrito)
ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.
QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UMA AQUISIÇÃO OU ALIENAÇÃO DE ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL E NECESSITAR SABER MAIS SOBRE AS AUTORIZAÇÕES DA TRANSFERÊNCIA DE ESTABELECIMENTO, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.
SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E A SENHA DE ACESSO.
OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.