Neste artigo, falaremos sobre os elementos ou aspectos econômicos do acordo de incorporação: o cálculo dos patrimônios das sociedades envolvidas e das relações de troca das ações ou quotas.
Para mais informações a respeito da incorporação empresarial ou incorporação societária, ver nosso artigo – Incorporação de Sociedades no Brasil.
Para mais informações sobre a incorporação de ações, ver nosso artigo – Incorporação de Ações no Brasil.
Para saber mais sobre as principais cláusulas de um contrato de incorporação, ver nosso artigo – Acordo de Incorporação.
Última atualização: junho de 2024
Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma incorporação, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.
Se você for administrador(a), empresário(a) ou sócio(a) e tiver interesse na realização de uma incorporação empresarial, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.
O acordo ou contrato de incorporação é o documento mais importante de um processo de incorporação entre duas ou mais empresas, e prevê todos os termos e condições da operação, e os direitos e obrigações das partes.
Um dos elementos essenciais de qualquer contrato é o preço e a forma de pagamento. Em uma incorporação, não há precisamente um preço ou um pagamento, mas essa operação possui muitos elementos econômicos. Esses aspectos econômicos do acordo de incorporação dizem respeito aos valores envolvidos na subscrição das ações ou quotas da sociedade incorporadora, e a troca ocorrida com as ações ou quotas das sociedades incorporadas.
O acordo de incorporação deverá prever expressamente seus efeitos econômicos, descrevendo detalhadamente as transferências patrimoniais envolvidas na operação e seus valores monetários.
Quais são os aspectos econômicos do contrato de incorporação? Como e onde eles deverão ser descritos no acordo? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.
AVALIAÇÕES PATRIMONIAIS
(conteúdo restrito)
RELAÇÃO DE TROCA DAS AÇÕES/QUOTAS
(conteúdo restrito)
OUTRAS DISPOSIÇÕES
(conteúdo restrito)
ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.
QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UM PROCESSO DE INCORPORAÇÃO E NECESSITAR SABER MAIS SOBRE OS ASPECTOS ECONÔMICOS NO ACORDO DE INCORPORAÇÃO, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.
SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E A SENHA DE ACESSO.
OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.