Veja aqui o que é e como ocorre a incorporação de ações, uma das formas mais importantes de compra e venda de empresas.
Para mais informações sobre os passos necessários para uma aquisição e alienação de empresas, veja nosso artigo: Compra e Venda de Empresas Passo a Passo
Para saber mais sobre as principais formas de aquisição e alienação de empresas, ver o artigo: Compra e Venda de Empresas no Brasil
Última atualização: agosto de 2025
Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma compra ou venda de empresas, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

Se você for empresário(a), gestor(a) ou investidor(a) e tiver interesse na realização de uma compra ou venda de empresas, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.
A incorporação de ações é a operação societária na qual uma ou mais empresas (incorporadas) têm as ações de seu capital integralmente transferidas a outra (incorporadora). Os sócios nas incorporadas recebem ações no capital da incorporadora, e esta recebe as ações do capital daquelas, que passarão a ser suas subsidiárias integrais.
A incorporação de ações é uma das formas mais usadas para fins de compra e venda de empresas. Quando uma empresa pretende adquirir outra, ela pode propor a união delas, onde a adquirente, que é a empresa maior, incorporará as ações da adquirida, que é a empresa menor, mas é perfeitamente possível que a empresa menor incorpore as ações da maior. Em qualquer caso, os sócios da empresa maior controlarão a incorporadora após a operação e, consequentemente, todas as empresas unidas.
Para a empresa compradora, a vantagem é que é possível adquirir uma ou mais empresas sem o desembolso de dinheiro; mas a desvantagem é que serão emitidas ações aos sócios das outras empresas, passando a conviver juntos os sócios da adquirente e da adquirida, e isso traz desafios. Para a vendedora, a vantagem é que seus sócios farão parte da empresa unida e poderão participar do crescimento e valorização dela; e a desvantagem é que eles não receberão dinheiro, e se algo der errado, poderão ter prejuízo.
O que é a incorporação de ações, e quais são seus objetivos e elementos mais importantes? Quando a incorporação de ações poderá ser usada para fins de compra e venda de empresas, e como isso deverá ocorrer? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.
CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
(conteúdo restrito)
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A OUTRAS OPERAÇÕES
(conteúdo restrito)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
(conteúdo restrito)
PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES
(conteúdo restrito)
DIREITO DE RETIRADA
(conteúdo restrito)
DIREITO DOS CREDORES
(conteúdo restrito)
INCORPORAÇÃO DE AÇÕES ENTRE CONTROLADORA E CONTROLADA
(conteúdo restrito)
ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.
QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UMA AQUISIÇÃO E ALIENAÇÃO DE EMPRESAS E QUISER SABER MAIS SOBRE A INCORPORAÇÃO DE AÇÕES E A COMPRA E VENDA DE EMPRESAS, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.
SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL AS INFORMAÇÕES PARA O ACESSO.
OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.