Veja aqui o que é e como ocorre a incorporação, uma das formas mais importantes de compra e venda de empresas.
Para mais informações sobre os passos necessários para uma aquisição e alienação de empresas, veja nosso artigo: Compra e Venda de Empresas Passo a Passo
Para saber mais sobre as principais formas de aquisição e alienação de empresas, ver o artigo: Compra e Venda de Empresas no Brasil
Última atualização: julho de 2025
Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma compra ou venda de empresas, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

Se você for empresário(a), gestor(a) ou investidor(a) e tiver interesse na realização de uma compra ou venda de empresas, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.
A incorporação é a operação societária na qual uma ou mais empresas (incorporadas) são absorvidas por outra (incorporadora). Os sócios nas incorporadas recebem ações ou quotas no capital da incorporadora, e esta recebe todos os bens, direitos e obrigações daquelas, que são então extintas.
A incorporação é uma das formas mais usadas para fins de compra e venda de empresas. Quando uma empresa pretende adquirir outra, ela pode propor a união delas, onde a adquirente, que é a empresa maior, incorporará a adquirida, que é a empresa menor, mas é perfeitamente possível que a empresa menor incorpore a maior. Em qualquer caso, os sócios da empresa maior controlarão a incorporadora após a operação e, consequentemente, todas as empresas unidas.
Para a empresa compradora, a vantagem é que é possível adquirir uma ou mais empresas sem o desembolso de dinheiro; mas a desvantagem é que serão emitidas ações ou quotas aos sócios das outras empresas, passando a conviver juntos os sócios da adquirente e da adquirida, e isso traz desafios. Para a vendedora, a vantagem é que seus sócios farão parte da empresa unida e poderão participar do crescimento e valorização dela; e a desvantagem é que eles não receberão dinheiro, e se algo der errado, poderão ter prejuízo.
O que é a incorporação de empresas, e quais são seus objetivos e elementos mais importantes? Quando a incorporação poderá ser usada para fins de compra e venda de empresas, e como isso deverá ocorrer? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.
INTRODUÇÃO
(conteúdo restrito)
CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
(conteúdo restrito)
TIPOS DE INCORPORAÇÃO
(conteúdo restrito)
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A OUTRAS OPERAÇÕES
(conteúdo restrito)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
(conteúdo restrito)
PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADES
(conteúdo restrito)
DIREITO DE RETIRADA NA INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADES
(conteúdo restrito)
DIREITO DOS CREDORES NA INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADES
(conteúdo restrito)
INCORPORAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CONTROLADORA E CONTROLADA
(conteúdo restrito)
ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.
QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE SE ENVOLVER EM UMA AQUISIÇÃO E ALIENAÇÃO DE EMPRESAS E QUISER SABER MAIS SOBRE A INCORPORAÇÃO E A COMPRA E VENDA DE EMPRESAS, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.
SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL AS INFORMAÇÕES PARA O ACESSO.
OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.