Veja aqui o que é e como ocorre a transferência de ações e quotas, uma das formas mais importantes de compra e venda de empresas.

Para mais informações sobre os passos necessários para uma aquisição e alienação de empresas, veja nosso artigo: Compra e Venda de Empresas Passo a Passo

Para saber mais sobre as principais formas de aquisição e alienação de empresas, ver o artigo: Compra e Venda de Empresas no Brasil

Última atualização: setembro de 2025

compra e venda de empresas: ações e quotas

A compra e venda de ações ou quotas é uma das formas mais usadas para fins de compra e venda de empresas. Quando uma empresa pretende adquirir ou alienar outra, ela pode propor a transferência de participações societárias, que pode ocorrer de forma primária ou secundária.

Na aquisição primária, a empresa adquirente irá obter novas ações ou quotas no capital da empresa adquirida, emitidas para este fim, em troca de dinheiro e/ou bens que serão investidos diretamente nela, com a aprovação de seus sócios.

Na aquisição secundária, a empresa adquirente irá obter ações ou quotas no capital da empresa adquirida, já pertencentes a um ou mais de seus sócios, que serão os alienantes e receberão em troca dinheiro e/ou bens de qualquer espécie.

É possível que haja uma aquisição mista, em parte primária e em parte secundária. Em qualquer caso, o pagamento também poderá ocorrer total ou parcialmente em ações ou quotas do capital de outra sociedade, caso em que haverá uma permuta de ações ou quotas. Sempre que a adquirente passar a ter o poder de controle sobre a adquirida após a operação, haverá uma assunção ou transferência do controle societário.

O que é a compra e venda de participações societárias, e quais são seus objetivos e elementos mais importantes? Quando a aquisição e alienação de ações e quotas poderá ser usada para fins de compra e venda de empresas, e como isso deverá ocorrer? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.

AQUISIÇÃO PRIMÁRIA DE AÇÕES OU QUOTAS

AQUISIÇÃO SECUNDÁRIA DE AÇÕES OU QUOTAS

AQUISIÇÃO PRIMÁRIA DE CONTROLE

AQUISIÇÃO SECUNDÁRIA DE CONTROLE

PROCEDIMENTO

Compartilhe nosso artigo: