Sociedades Anônimas

Atos Adicionais ao Registro da S/A

Neste artigo, falaremos sobre os atos adicionais ao registro da sociedade anônima na Junta Comercial: a transcrição dos bens transferidos à sociedade nos órgãos de registro público, e a aquisição dos livros empresariais.

Para mais informações a respeito das sociedades anônimas no Brasil e suas características, veja nosso artigo – Sociedades Anônimas no Brasil

Para mais informações a respeito dos passos necessários para a constituição de uma sociedade anônima no Brasil, ver nosso artigo – Sociedade Anônima Passo a Passo

Última atualização: maio de 2024

Se você for advogado(a), contador(a) ou outro(a) profissional e estiver interessado(a) em assessorar clientes em uma sociedade anônima, nós podemos prestar todo o suporte nesse processo, e também estamos abertos à possibilidade de parcerias. Para mais informações, é só nos contactar, clicando aqui.

atos adicionais ao registro na s.a.

Se você for empreendedor(a), empresário(a) ou investidor(a) e tiver interesse na constituição de uma sociedade anônima, nós fornecemos serviços especializados e temos as melhores soluções para seu caso. Para saber mais, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.

O registro da sociedade anônima na Junta Comercial é essencial para que ela adquira personalidade jurídica e seja legalmente constituída.

Contudo, tal registro apenas não é suficiente. Geralmente são necessárias inscrições adicionais junto a outros órgãos públicos, especialmente os órgãos fazendários.

Caso os sócios tenham integralizado o capital da sociedade anônima total ou parcialmente em bens, pode ser necessária a transcrição desses bens junto às repartições públicas competentes, o que é imprescindível no caso de bens imóveis.

A sociedade também deverá adquirir livros empresariais (societários, contábeis e fiscais) para que todos os atos e fatos ocorridos no decorrer de sua existência sejam devidamente registrados.

Qual o procedimento de transferência de bens à sociedade anônima a título de integralização do capital social, e quais os livros obrigatórios a serem adquiridos? A resposta a essa pergunta é o objetivo deste artigo.

INTEGRALIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL EM BENS

(conteúdo restrito)

AVALIAÇÃO DOS BENS

(conteúdo restrito)

TRANSCRIÇÃO NO REGISTRO PÚBLICO

(conteúdo restrito)

LIVROS EMPRESARIAIS

(conteúdo restrito)

ESTE É UM ARTIGO DE CONTEÚDO RESTRITO, DESTINADO ESPECIALMENTE A NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS.

QUEM AINDA NÃO FOR NOSSO CLIENTE OU PARCEIRO, MAS TIVER A INTENÇÃO DE CONSTITUIR UMA EMPRESA E NECESSITAR SABER MAIS SOBRE OS ATOS ADICIONAIS AO REGISTRO DA SOCIEDADE ANÔNIMA, BASTA SOLICITAR O ACESSO AO ARTIGO, PREENCHENDO OS CAMPOS ABAIXO.

SUA SOLICITAÇÃO SERÁ PROCESSADA E, SE APROVADA, LHE ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E A SENHA DE ACESSO.

OS DADOS FORNECIDOS SERÃO UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTA FINALIDADE, E NÃO SERÃO PUBLICADOS NEM DIVULGADOS A TERCEIROS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, CLICANDO NO LINK DISPONÍVEL NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.

Compartilhe nosso artigo: