Veja aqui o que é e como ocorre a transferência de ativos e bens empresariais, uma das formas mais importantes de compra e venda de empresas.

Para mais informações sobre os passos necessários para uma aquisição e alienação de empresas, veja nosso artigo: Compra e Venda de Empresas Passo a Passo

Para saber mais sobre as principais formas de aquisição e alienação de empresas, ver o artigo: Compra e Venda de Empresas no Brasil

Última atualização: setembro de 2025

compra e venda de empresas: ativos e bens

A compra e venda de ativos é uma das formas mais usadas para fins de compra e venda de empresas. Quando uma empresa pretende adquirir ou alienar outra, ela pode propor a transferência de um ou mais bens determinados, ou de um ou mais estabelecimentos como um todo.

Na transferência de ativos individuais, a empresa adquirente irá obter apenas determinados bens da empresa adquirida, móveis ou imóveis, tangíveis ou intangíveis, em troca de dinheiro e/ou outros bens.

Na transferência de estabelecimentos, a empresa adquirente irá obter um conjunto de bens ou uma unidade produtiva da empresa adquirida, suficientes para o exercício de determinada atividade econômica, como um escritório completo, ou uma loja, fábrica, fazenda, entre outras possibilidades, também em troca de dinheiro e/ou outros bens.

Em qualquer caso, o pagamento também poderá ocorrer total ou parcialmente em ações ou quotas do capital de alguma sociedade, já existentes ou emitidas para este fim.

O que é a compra e venda de estabelecimento, e quais são seus objetivos e elementos mais importantes? Quando a aquisição e alienação de ativos e bens poderá ser usada para fins de compra e venda de empresas, e como isso deverá ocorrer? A resposta a essas perguntas é o objetivo deste artigo.

CONCEITOS

TRANSFERÊNCIA DE ATIVOS

TRANSFERÊNCIA DE ESTABELECIMENTO

PROCEDIMENTO

Compartilhe nosso artigo: